Doações de mudas (histórias)

HISTÓRIA 1: Quase-fábula

Ao final da história que vai abaixo, lembrei-me das fábulas (como as de Esopo). Embora as fábulas sejam narrativas sobre animais, faço aqui a transposição (subversão?) para um novo gênero ao escrever uma quase-fábula. Como o objetivo do fabulista é o de passar um ensinamento, a moral da história associada a sentimentos e comportamentos humanos, assumo também esta finalidade, mas agora escrevendo um tipo de texto caráter crônico que transmite as sensações sobre a relação entre plantas e seres humanos.

Há alguns anos faço mudas para doar a quem queira, entenda-se a "pessoas conhecidas" que, ao nos visitarem (a mim e a minha família), viam-nas pelo quintal e pediam (ou eu as oferecia).
Mas, com o passar do tempo e das muitas germinações, enfrentei um obstáculo: as mudas se acumulavam pelo quintal e já não havia pessoas conhecidas o suficiente. 
Então passei a colocá-las dentro de saquinhos de plástico (já prontas para o transporte) na porta da rua, em cima da calçada, com um aviso colado no muro "Mudas para doação". Foi uma estratégia muito boa, pois em poucas horas elas sumiam da calçada. 

Fiz isso por quatro vezes. Da última vez, devido a correria do dia a dia,  não as coloquei dentro de saquinhos. Demoraram mais a sumirem, e até ficaram lá de um dia para o outro. Pensei: "Deve ser por que estava "mais difícil" de transportar. Insisti e resisti: não fui até lá e as enfiei dentro de saquinhos de plástico. Queria ver até que ponto as pessoas teriam vontade de levá-las, mesmo que desse um mínimo de trabalho. Bom, o final desta história é feliz: elas se foram, mesmo sem os saquinhos, embora tivesse demorado mais. 

Hosamis, em 13/05/2014 [re-editado]. 


8 comentários:

  1. Meio Ambiente,cada um precisa fazer a sua parte! Nós podemos mudar essa história.Eu amo plantar assim como você. Planto em minha casa e em meu sítio e sempre incentivo a todos a plantar.

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de plantar uma árvore frutífera em casa! Será que poderia me doar no momento?

    ResponderExcluir
  3. gostaria muito de receber essas mudas jatobá, ipê cedro, pau-brasil e louro...

    ResponderExcluir
  4. Preciso de seis mudas de pata de vaca da flor branca. Saberia me informar onde consigo doação no Rio de Janeiro ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de receber alguma mudas. Aqui vc quiser me madar eu agradeço

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm gostaria de receber as mudas ,seja elas de arvores frutiferas ou de flor,desde k suas raizes ñ destrua minha calcada e nem o meu quintal,obrigada

    ResponderExcluir
  7. Bem dia .
    Tudo bem:
    Estou precisando de mudas de suculentas, você tem como mim doa algumas?
    Se você tiver.
    Desde já agradeço à ajuda.
    Preciso de umas50 mudas .
    Muito obrigsda

    ResponderExcluir